segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Desvantagens de fazer da sua casa o local de trabalho:

Não tem colegas de trabalho;

Dificuldade em separar a vida profissional da vida pessoal;

Poderá não ser levada a sério;

Falta de metodologia;

Poderá vir a ter dificuldade em adaptar-se num novo emprego se deixar de trabalhar em casa;

Vantagens de trabalhar a partir de casa:

Diminuição do stress;

Aumento do bem-estar;

Maior disponibilidade para a família;

Não terá de procurar lugar de estacionamento;

Diminuição de despesas;

Possibilidade de ser o seu próprio patrão;

É possível trabalhar sem interrupções;

Pode controlar o seu ritmo de trabalho;

Fica com mais tempo livre;

Teletrabalho: Vantagens e Desvantagens

O mundo assiste hoje à integração e à implementação de novos meios que permitem uma maior rapidez e eficácia na troca de informação.
O acesso a redes dentro e fora das empresas, a videoconferência em rede local a utilização partilhada de documentos em tempo real e a redistribuição de chamadas telefónicas são alguns exemplos destas novas tecnologias.


A evolução das tecnologias de informação e da comunicação impõe uma redefinição do espaço de trabalho. Hoje é mais rápido enviar um e-mail do que uma carta por correio.


Cada vez menos será o trabalhador a deslocar-se ao trabalho, e cada vez mais será o trabalho que virá até o trabalhador.
Trabalhar a partir de casa parece ser cada vez mais a hipótese acertada numa altura em que a flexibilidade se tornou num dos assuntos da ordem do dia.


O teletrabalho surge como resposta às novas necessidades do Homem. Um fenómeno em pleno crescimento, uma consequência inevitável da Era da Informação.


O teletrabalho é uma forma alternativa e diferente de organização de trabalho. O que importa é o que se faz e quando se faz e o local onde se faz.
No entanto, muitos são os que não se adaptam a este tipo de trabalho, por isso, pondere de forma consciente e racional o que realmente quer fazer.

Vantagens e Desvantagens do Ensino à Distância

Uma grande vantagem do ensino à distância através da Internet é que este tipo de ensino pode ser utilizado por um grupo variado de pessoas que dele necessitam: alunos, estudantes universitários, trabalhadores, bem como por aqueles que querem voltar ao trabalho após um período de ausência.
Um estudante que não pode frequentar a escola, por motivos de doença, tem a oportunidade de acompanhar as aulas em casa e, portanto, não se vê em desvantagem em relação aos seus colegas.
O mesmo acontece com um estudante universitário que passa um semestre ou um ano no exterior: o ensino à distância permite-lhe "assistir" às aulas da sua universidade. Os trabalhadores podem aumentar e actualizar os seus conhecimentos específicos no seu local de trabalho. Talvez tenham a oportunidade de obter uma licenciatura sem serem prejudicados pelos horários. A "gestão de tempo flexível" é particularmente importante para as mães que pretendam trabalhar no seu antigo emprego após o fim da licença de parto, visto que o mercado de trabalho muitas vezes sofre alterações drásticas num curto espaço de tempo. Estas pessoas têm a oportunidade de aprofundar as suas capacidades profissionais, enquanto os seus filhos estão no infantário, na escola, ou na cama. Os estudantes que se encontram muito longe de uma universidade, ou pessoas incapacitadas, têm também agora a possibilidade de estudar. Além disso, pessoas de diferentes escalões sociais, culturais e económicos têm a oportunidade de interagir. O facto de os cursos se encontrarem disponíveis praticamente em qualquer lugar e durante qualquer período significa que cada vez mais pessoas os podem frequentar. Os participantes podem trabalhar de acordo com as suas próprias necessidades e concentrarem-se nos conteúdos que realmente precisam ou que têm que aprender. Deste modo, o processo de aprendizagem é melhorado, enquanto que a motivação e a memória são aperfeiçoados. Os computadores utilizados no ensino à distância aumentam a flexibilidade e a interacção. Além disso, os custos relativos aos estabelecimentos educacionais permanentemente disponíveis podem ser reduzidos. Outra vantagem é o facto de os "oradores convidados" poderem ser integrados sem a necessidade de estarem presentes. Uma vez que a organização da disciplina, incluindo a interacção entre alunos, dispensa a presença de um professor convencional, esta pode ser continuamente acompanhada e aperfeiçoada por outros professores e colaboradores. Em comparação com os métodos de estudo convencionais, o ensino à distância requer um elevado grau de maturidade e compromisso por parte dos alunos. A ausência destes prérequisitos poderá ser uma desvantagem.
Às vezes os alunos têm dificuldades em saber quais são os conteúdos importantes. Além disso, muitos deles precisam de ajuda para organizar o seu estudo e os seus horários. Deve ter-se em conta que o sucesso de um curso depende do equipamento usado na sua aprendizagem. Se o equipamento for inadequado, o curso pode falhar. Alguns estudantes têm pouco ou nenhum acesso ao equipamento informático necessário, ou não possuem conhecimentos básicos de informática e, por conseguinte, a motivação necessária para trabalhar com sucesso.
Como resultado, alguns estudantes evitam fazer parte destes cursos, ou concentram-se preferencialmente nos seus problemas tecnológicos, em vez de se debruçarem sobre o método de aprendizagem. Na maior parte das vezes, os alunos que possuem um equipamento informático mais avançado têm mais probabilidades de sucesso. No que respeita ao relacionamento entre os estudantes, deve ter-se em atenção que o ensino à distância não inclui a motivação e a competição que resultam do contacto entre alunos. O mesmo acontece com a interacção aluno-professor. Os cursos disponíveis não são suficientemente flexíveis, uma vez que não incluem os imprevistos da disciplina, dificuldades na compreensão e reacção dos alunos. A espontaneidade deixa de existir. O ensino à distância oferece ao professor um novo desafio: o seu método de ensino deve ir ao encontro das necessidades e expectativas dos vários participantes. O professor deverá também fazer um esforço para compreender as capacidades e necessidades dos estudantes, sem o contacto pessoal e a experiência directa de trabalho com os participantes do curso.

7 - As vantagens e desvantagens das diversas formas de energia.

 
TIPO DE USO
TIPO DE ENERGIA
COMO É OBTIDA
VANTAGENS
DESVANTAGENS
1 Fornos, Caldeiras e Água Quente. Energia Térmica Queima de derivados de Petróleo   Polui o ar com fuligem preta e CO2.
Queima de Carvão Mineral   Polui o ar com CO2 e produz muita fuligem preta e deixa muitas cinzas que vão poluir os rios.
Queima de Carvão Vegetal   Acaba com as florestas, polui o ar com CO2 e produz muita fuligem preta.
Queima de Lenha É barato, basta pegar no mato. Acaba com as florestas, polui o ar com fuligem preta e CO2.
Queima de Gás GLS   Polui o ar com com CO2 provoca efeito estufa.
Queima de Gás Natural   Polui o ar com com CO2 provoca efeito estufa.
Resistência Elétrica e Bobinas de Indução Não polui o meio ambiente.  
Queima do Bagaço de Cana   Polui o ar com com CO2 provoca efeito estufa.
Aquecimento Solar (serpentinas) Não polui o meio ambiente. Caro, rendimento baixo e só funciona de dia e sem nuvens.
           
2 Residências, Comércio, Indústrias, Iluminação Pública, Trens de Carga, Trens de Metrôs Energia Elétrica Usina Térmica Constrói-se em pouco tempo. Polui muito o ar com CO2. Contribui com o efeito estufa.
Usina Nuclear Nenhuma. Custo proibitivo, polui o solo e apresenta risco de contaminação ambiental por radiação nuclear.
Usina Hidráulica Não polui o meio ambiente e baixíssimo custo de produção. Demora para ser construída.
Energia Solar (células foto-elétricas) Não polui o meio ambiente. Custo proibitivo, só funciona durante o dia.
Energia dos Ventos (eólica) Não polui o meio ambiente. Custo proibitivo, só funciona quando tem vento.
Energia das Marés (Usina Maremotriz) Não polui o meio ambiente. Baixa capacidade e só funciona onde há maré forte.
Queima do Bagaço de Cana e outras biomassas. Baixo custo Polui muito o ar com CO2. Contribui com o efeito estufa e não se sabe o que fazer com tanta cinza.
Lixo (gás metano) Baixo custo Baixo poder Calorífico, polui o meio ambiente, e aumenta o efeito estufa.
           

3

Automóveis, Veículos Rodoviários e Motores Estacionários de Combustão Interna (Geradores).

Energia Química
Gasolina   Fonte Esgotável, polui o ar com CO2.
Óleo Diesel   Fonte Esgotável, polui o ar com CO2.
Álcool de Cana Fonte Renovável, polui pouco o ar. Ainda Polui o meio ambiente.
Álcool de Madeira Fonte Renovável, polui pouco o ar. Ainda Polui o meio ambiente.
Gás GLP   Fonte esgotáve. Ainda polui o meio ambiente.
Gás Natural Temos em abundância no Brasil. Poucos locais para abastecimento e processo muito lento de carga.
Energia Elétrica Através de células foto-elétricas ou foto-voltaicas. Nenhum tipo de poluição, inclusive sonora. Caro e de autonomia limitada